Cerveja Sadina

Como produzimos Sadina ?

Home  >>  Bière artisanale Portugaise  >>  Como produzimos Sadina ?

Como produzimos Sadina ?

A maior diferença entre a cerveja artesanal e a comercial

está no Sabor!

Quais são os ingredientes básicos ?

Água

É o principal ingrediente da cerveja pois esta é composta por 90 a 95% de água. Daí a necessidade de escolher uma água de qualidade na elaboração das nossas cervejas. Nós utilizamos água da rede da cidade de Setúbal, a qual passa porum processo de tripla filtragem onde são eliminadas particulas em suspensão, metaispesados e cloro.

Malte

Obtém-se através da germinação e posterior secagem da cevada. Os graus de secagem ou torra vão determinar os diversos tipos de malte obtido, sendo que períodos de secagem mais longos vão originar maltes mais escuros, utiliza- dos para elaborar cervejas escuras, e vice versa. A qualidade de uma cerveja depende muito da qualidade do malte utilizado, usamos sempre maltes de qualidade comprovada.

Lúpulo

O lúpulo (Humulus Lupulus) é uma trepadeira de origem europeia. As suas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais. Estes vão atribuir à cerveja o seu característico sabor e amargor.

Levedura

A levedura é um dos elementos mais importantes na elaboração de cerveja. Esta é um fungo unicelular responsável pela fermentação alcoólica de soluções açucaradas, durante as quais vai transformar o açúcar contido no mosto em álcool e CO2.

Como fazemos nossa cerveja sadina ?

Começamos pela utilização de maltes nobres, cuidadosamente seleccionados, sem milho ou arroz. Utilizamos também os melhores lúpulos, frescos e diversificados, conferindo o amargor e aroma característicos, que servem também como conservante natural. A nossa cerveja é então criada a partir de processos de produção artesanais, sem a adição de qualquer tipo de químicos e sem ser pasteurizada.

As nossas cervejas são produzidas com água da região de Setúbal. Esta água tem um grau bastante baixo de sais minerais o que a torna leve e ideal para o fabrico de estilos de cerveja mais suaves.

Alem disso, esta característica da água permite trabalhar a sua mineralização para fabricar estilos em que esse aspeto é mais importante. Trata-se de uma água que nos dá bastante liberdade para a trabalhar consoante a receita que pretendemos fazer.

As Cervejas são produzidas 100% com malte de cevada. Apenas quando o estilo a isso obriga é que esta regra não se verifica. É o caso da cerveja de trigo que leva trigo, ou da Porter à qual adicionamos também aveia para a tornar mais aveludada.

Trabalhamos com mais de 15 variedades de malte e de cereais para compor receitas originais nossas e proporcionar ao consumidor a base de malte perfeita e com o grau de complexidade que procura na sua cerveja.

Também nos lúpulos procuramos sempre os mais frescos pois são estes que nos garantem os paladares e aromas que pretendemos oferecer aos nossos clientes. São mais de 12 variedades. Isto permite-nos apresentar sempre cervejas diferentes entre si pois este fator de surpresa e descoberta são para nós muito importantes.

A contribuição de sabor e aroma por parte das leveduras é por vezes esquecida. Nós usamos mais 5 variedades diferentes para que também a fase de fermentação seja uma etapa mágica onde as características sensoriais do produto final são trabalhadas.

Para mais informações entre em contato conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *